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quarta-feira, 18 de julho de 2012

Leitura



POR UMA PEDAGOGIA DA LEITURA – reflexões sobre a formação do leitor. IN: Práticas de letramento no ensino - leitura escrita e discurso. Organização Djane Antonnuci Correa e Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh. São Paulo: Parábola Editorial; Ponta Grossa, PR: UFPG, 2007.
Não podemos negar que a leitura necessita de uma pedagogia que deve interessar toda a escola. Não apenas os professores dos Anos Iniciais e Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e Médio. Segundo Saveli “falta na escola um projeto político-pedagógico que tenha a LEITURA como um dos eixos norteadores de uma prática pedagógica interdisciplinar”.
Segundo a autora, as pesquisas e discussões acadêmicas sobre a leitura na escola vêm ganhando campo, mas as práticas de leitura desenvolvidas na sala de aula, não têm acompanhado esse ritmo. A escola não está conseguindo colocar essas pesquisas em prática na sala de aula.  Para a autora o distanciamento entre o discurso teórico e as práticas pedagógicas é revelado pelas práticas escolares consideradas ultrapassadas pelo discurso acadêmico. As práticas de leitura com base na concepção estruturalista de linguagem resultam em “muita soletração e pouca leitura”. Essa situação tem muitas causas: formação precária dos professores, falta de ousadia da escola e desconfiança das propostas pedagógicas que refutam atividades mecanicistas, importância dada ao livro didático em detrimento à diversidade textual, dificuldade de transpor para a prática a produção acadêmica, inexistência de estudo do conjunto de condições nas quais se desenvolve o trabalho com a leitura na escola, falta de um projeto político – pedagógico que tenha a LEITURA como um dos eixos norteadores de uma prática pedagógica interdisciplinar. Nossa primeira barreira a transpor é a ideia de que o ato de ler vai além da decodificação. Ao contrário, a linguagem escrita é um instrumento do pensamento reflexivo. A escrita também não é transcrição do oral. Segundo Saveli “a escrita é um meio de construir um ponto de vista, uma visão de mundo [...] de estabelecer um sistema, de dar um sentido às coisas”. A escola deve conscientizar-se da verdadeira natureza da leitura e as condições imprescindíveis para o seu aprendizado. Para a autora ler é reescrever o que estamos lendo. A leitura compreende uma operação complexa que exige a percepção de relações entre o texto, o contexto do autor e do leitor. Acreditamos que o modo como a leitura é desenvolvida na escola precisar ser repensado para que sua prática seja não apenas um instrumento de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, mas também um recurso para a conquista de cidadania para nossos alunos. Leia o texto na íntegra, que vale a pena, certamente sua visão sobre leitura se ampliará.  

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