Textos e contribuições

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"O senhor é o meu Pastor e nada me faltará" Rei Davi

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Como trabalhar um texto

1. JUSIFICATIVA

Os professores deverão apresentar as razões que motivaram a escolha do texto a ser trabalhado.

2. OBJETIVOS:

Comentar com as crianças qual objetivo do trabalho com o texto. Ex:
• O que se espera com os estudos do texto;
• Que sejam capazes de identificar as idéias principais;
• Enriqueçam as idéias sobre os assuntos;
• Dramatizem o texto;
• Identifiquem pormenores, relacionando-os com a idéia principal;
• Outros, conforme necessidade da turma.

3. MOTIVAÇÃO

Momento em que a professora utiliza um recurso para despertar o interesse para o assunto a ser estudado. Para isso, a professora pode partir de questionários, conversas, observações , comentários,... Que estejam relacionados com o assunto. Por exemplo:• Reflexões sobre a própria vida, relacionadas com o texto;

• Levantar problemas, dúvidas, conflitos relacionados com o texto; ou
• Lançar questionamentos que gerem inquietação, interesse, curiosidade, preocupações ou necessidades de conhecimentos sobre o assunto.

4. LEITURA PRIMÁRIA (silenciosa, não duplicada)

Obs: Só agora, a professora entrega o texto ao aluno.
Deixar a criança ler silenciosamente sem pedir nenhuma tarefa a ela. O objetivo é que ela tome conhecimento do assunto.

 
5. COLETA DE IMPRESSÕES:

Deixar que as crianças falem sobre as impressões que tiveram e registrá-las no quadro.

6. DISCUSSÃO SOBRE AS IMPRESSÕES REGISTRADAS:
Nesse momento é importante comentar cada impressão, ajudando a reflexão sobre a própria vida. Tem como finalidade:

• Desenvolver sensibilidade e raciocínio;
• Alimentar a mente com novos conhecimentos e sensações;
• Descobrir um mundo rico, atraente e estimulador;
• Ampliar o universo cultural;
• Estimular a observação e a pesquisa.

7. LOCALIZAÇÃO DO TEXTO:
 Identifique de onde o texto foi retirado, levando em consideração se o mesmo é um texto independente, ou parte de alguma obra literária, ou outra fonte. Caso o texto seja parte de outra fonte, localize-a dentro do conjunto a que pertence salientando o lugar em que ela ocupa na obra.

8. GÊNERO DO TEXTO:

• Identificar com os alunos se é de ficção, fantasia, científico, romance, aventura, poesia, teatro, real.
• Observar os tipos de personagens, suas atitudes.
• Analisar o tema, observando se é referente a mistério, religião, aventura, cômico,...

• Verificar que exemplos o texto traz: justiça, injustiça, lealdade, coragem, cooperação, companheirismo;

• Lembrar outros textos ou fatos parecidos.

 
9. SITUAR HISTORICAMENTE O AUTOR DA OBRA:

Conhecer um pouco sobre o autor, situando-o historicamente.

10. TÍTULO:

Discutir sobre o título. O que sugere. A relação com o conteúdo.

11. INTERPRETAÇÃO ORAL E ESCRITA:

Esta etapa envolve concentração e raciocínio.
A professora deve orientar os alunos na solução das questões. Deve indicar o caminho e deixar que cada um encontre sua resposta.
Ás vezes é necessário fazer os alunos juntar elementos e chegar a conclusões. O objetivo dessa etapa é levar o aluno entender o texto em toda a sua significação para que tenha conhecimento e possa reproduzi-lo. Solicitar que o aluno escreva outras histórias a partir dele. Para a interpretação, além do responder as costumeiras questões, pode-se lançar mão da dramatização, desenhos e montagem de painel.

12. CONFRONTO DO TEXTO ESTUDADO COM A REALIDADE ATUAL:

Nessa etapa é importante questionar as crianças sobre as relações do texto com a realidade atual. Os comentários devem ser abertos e francos, esclarecendo alguns problemas e despertando várias perguntas.
Deve contribuir para analisar os valores positivos e negativos da nossa época. Deve favorecer também o exame dos diferentes aspectos de questões de interesse dos alunos (TV, futebol, brinquedos, trabalho, problemas familiares, economia, etc...)

Obs: quando a conversa se tornar abstrata, sugerir a concretização através de encenações e dramatizações.

13. ESTUDO DO VOCABULÁRIO:

Para esta etapa, a professora deve lançar mão do uso de dicionário, comentários e pesquisas. As palavras deverão ser trabalhadas no próprio texto e não de forma isolada.

14. LEITURA ORAL:

A leitura oral poderá ser total ou parcial. Quando trabalhada em partes, a professora solicitará às crianças que leiam as partes que lhe atraíram, que lhes impressionaram, que lhe chamaram atenção que, mais gostaram.

15. PRODUÇÃO DE TEXTO:

Agora os alunos estão em condições de produzirem novos textos, aplicando as idéias adquiridas com o desenvolvimento das tarefas anteriores. O texto poderá ser elaborado coletivamente ou individualmente.

Obs: Este roteiro é uma sugestão para que o professor explore gravuras, desenhos, mural, entre outras produções textuais

Elaborado pela Profª Mª P. de Souza

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