Textos e contribuições

l Mande suas críticas e sugestões: sbritom@hotmail.com


"O senhor é o meu Pastor e nada me faltará" Rei Davi

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Tese de Análise de Leitura e Escrita

Vejam a Dissertação: Teste de análise de leitura e escrita – tale Tradução, adaptação e validação, de autoria da mestranda Salete Santos Anderle, apresentada ao Mestrado em Psicopedagogia do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Psicopedagogia, sob a Orientador: Prof. Dr. Francisco Rosa Neto,
em: http://br.monografias.com/trabalhos/analise-leitura/analise-leitura.shtml

RESUMO

A presente dissertação denominada como Teste de Análise de Leitura e Escrita - TALE traz a professores e especialistas interessados no sucesso das aquisições de aprendizagem da leitura e escrita o desenvolvimento de um estudo/pesquisa que teve como objetivo a tradução, adaptação, aplicação e validação de um teste padronizado – TALE - já existente e utilizado como instrumento normativo na Espanha, sendo seus autores Josep Toro Cervera Cervera (1990), da Universidade de Barcelona – Espanha. A inexistência de instrumentos normativos que permitem o profissional de saúde escolar verificar as características evolutiva da leitura e escrita foi o que motivou este estudo. Este instrumento permite traçar o perfil das aquisições esperadas em leitura e escrita, bem como, seus indicadores positivos. Este instrumento traduzido e adaptado à realidade brasileira foi aplicado com o rigor científico, numa amostra de 101 crianças matriculadas no ensino fundamental de escolas públicas, constituindo-se numa pesquisa aplicada de ação participante, descritiva/exploratória de caráter quantitativo e qualitativo. Para tabulação, elaboração e descrição dos dados foi utilizado o programa EPI-Info 6.0. Os resultados demonstraram que o uso do TALE favoreceu a identificação dos níveis atingidos em leitura e escrita nos quatro níveis, bem como a identificação dos focos de dificuldades, estes significativos para o educador criar novos recursos técnicos metodológicos. Com os resultados verificou-se que nos quatro níveis as crianças atingiram índices preocupantes na aquisição de leitura e escrita, que serão vistos em estudos futuros. Neste estudo levou-se em conta o uso e validade do instrumento TALE.
Palavras-chave: Estudo. Teste. Adaptação. Validação. Instrumento. Perfil de níveis de leitura e escrita. Profissionais da saúde escolar.

Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos/analise-leitura/analise-leitura.shtml 

2 comentários:

  1. oi Maria fico feliz de encontrar meu estudo em seu blog...sinal que foi proveitoso e que assim vai ser compartilhado com mais pessoas, logo mais terei o teste de forma divulgada para que todos possam fazer uso desse instrumento. beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Salete, meu desejo é que muitos educadores tomem conhecimento do conteúdo de seu estudo. Vale a pena ocupar o nosso tempo com boas leituras, ainda mais sobre um tema tão urgente e necessário, como a leitura.Se a escola não obtiver êxito no ensino da leitura e da escrita, todo a vida escolar do alunos será frustrada . Abraços. Maria

    ResponderExcluir